domingo, 11 de maio de 2008

Os Alquimistas e Cientistas

No 4º encontro com a turma 81 passei o filme dos Alquimistas e dos Remédios (da mesma série do Marcelo Gleiser). Problematizei a questão da necessidade de ouro e do elixir da longa vida, com a época histórica dos alquimistas e a relação com a época atual. Foi muito interessante ver esse movimento do pensar, do refletir, de um tentar completar o pensamento do outro e ao final chegar a uma conclusão que denomino provisória. Depois ouvimos a música do Jorge Ben Jor e falamos sobre a personalidade e os fazeres dos alquimistas. Depois eles escreveram: “Minha vida de Alquimista.”

No 2º encontro com a turma 80, apresentei os filmes sobre os Alquimistas, problematizei. Depois foi a música. Diferente da outra turma, eles riam e faziam caretas enquanto a música tocava, vi logo que não estava agradando, mas continuei com meu propósito. Não chamei a atenção deles pelo o que eles estavam fazendo.

O interessante foi quando eu pedi para fazer o texto, eles reclamaram muito, diziam que não entendiam que era complicado. Explique várias vezes, alguns faziam e vinham me mostrar, eu via que eles estavam falando da sua vida, não se imaginavam alquimistas. Falava para toda turma, explicava novamente que eles tinham que se imaginar alquimistas. Alguns pediam para eu iniciar o texto na lousa e depois eles continuariam, claro que não fiz isso!

Isso me intrigou, porque eles tiveram tanta dificuldade e a outra turma não, peguei os textos da outra turma e vi que somente 4 alunos de 25 falavam dos alquimistas...Minha decisão foi o seguinte, conversar individualmente com cada aluno e pedir para refazer o texto.

4 comentários:

Mr. SexHot disse...

Eu achei o slide e o texto muito interessante porque me tiraram muitas dúvidas sobre a vida e os propositos dos alqimistas.

Everton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Achei muito bacana e interessante os comentários sobre os alquimistas e cientistas.Fiquei sabendo melhor doque tudo é feito e como descobriram as estranhas coisas do mundo.

Dione Rodrigues Silva
Turma:80
Série:8ª
Escola:EMEF Cidade do Rio Grande (CAIC)

Profª DeniGeo disse...

O trabalho da Professora Ana Lauara foi muito interesante e eu adorei muito e se podesse faria tudo de novo