domingo, 11 de maio de 2008

Modelos Invisíveis

A mesma atividade na turma 80 foi diferente o desenvolvimento e a reação dos alunos. Coloquei a mesma frase na lousa, eles ficaram em silêncio, apesar da provocação eles não queriam falar. Depois de um tempo eles arriscaram o conceito de matéria, eu fiz a mesma problematização do ar e da cadeira.Como não tinha ficado satisfeita com o andamento da atividade dos modelos invisíveis com as caixas, nessa turma iniciei com o filme de 8 minutos, intitulado “Do que tudo é feito?” do Marcelo Gleiser que passou no Fantástico. O filme de uma forma bem didática mostra o pensamento filosófico sobre a constituição da matéria de Tales, Heráclito, Leucipo, Demócrito e Aristóteles o interessante é que ele faz uma relação com a tecnologia moderna, isso mostrado no Japão onde a população é apaixonada pelo Hi Tech e exemplificado com robôs. Após o filme dialogamos sobre a tecnologia e o tema gerador da UA, telefones celulares, eles gostaram muito.Também sobre a construção de rôbos para conversar com idosos e a questão da afetividade.Problematizei o porquê de Tales pensar na água e Aristóteles no fogo. Eles relacionaram ao que é visto, foi bom porque relacionei com a atividade das caixas.

Perguntei: Vocês ficaram satisfeitos com os conceitos apresentados sobre “Do que tudo é feito?”

Eles disseram que não. Assim tive mais um conceito para relacionar com a atividade das caixas. Essa turma se organizou bem em grupos. Mostraram muito mais atenção, curiosidade e vontade de fazer a atividade. O que os indignava era saber que as caixas não seriam abertas e que eu não iria perguntar para as meninas que fizeram o que tinha dentro.

Diferente da outra turma os alunos estavam concentrados no que faziam, quase não precisei fazer perguntas para que eles pensassem na atividade, eles dialogavam bastante entre si, perceberam sozinhos a necessidade do uso da percepção do som e do tato. Acredito que o filme e a exposição de qual era o tema gerador fez essa turma se envolver mais na atividade.

8 comentários:

Mr. SexHot disse...

este slide esta muito legal , ele tirou muitas duvidas que eu tinha sobre do que tudo e feito eu queria ver alguma foto minha neste slide
nome:Vinicius

Unknown disse...

Meu comentario

achei muito legal,esse tipo de trabalho do alquimista e da sobre a caixa,realmente,sobre oque eu li no texto só cinco alunos fizeram o trabalho sobre a vida do alquimista.
Falavam da vida do alquimista relamente essas cinco pessoas e o resto de sua propia vida.
Então achei muito interesante esse tipo de trabalho e a insistencia da professora em tentar fazer que os alunos demostrasem que oque eles escreviam, como se fosem alquimistas .

Unknown disse...

Minhas aulas com a professora é muito boas, Esse trabalho foi muito bom de fazer.
O texto é importante para as pessoas.

Rodrigo Farias
Turma:81

Unknown disse...

Tanbém achei muito legal os slides dos alunos tirando foto na sala de aula

Unknown disse...

As aulas estão legais nós estamos aprendeno varias coisas na aula de quimica, na sala de vidio a aula fica muito mais fasiu de se entender.temos que fazer umas esperiencias para ficar mais divertido!!!!!!!!!!!!.

Alunos:Rodolfo,Felipe e Alison

Unknown disse...

Achei muito bom,assim fica melhor de se entender a matéria e da pra dar uma revisada no conteúdo.
Parabéns!!!

Unknown disse...

parabéns ficou muito legal e interessante!

Juliana Monteiro.!

Unknown disse...

Os modelos invisíveis foi um trabalho criativo e incentivador para termos uma opinião sobre tudo que há ao nosso redor!


**Melissa**