quarta-feira, 28 de maio de 2008

Caracterizando os Elementos Químicos



Apropriei de uma idéia da Maria do Carmo Galiazzi de como produzir um jogo, tivemos essa conversa no EDEQ 2007 - Erechim. A proposta é propor a classificação dos elementos químicos para os meus alunos que a priori nunca viram uma tabela periódica.
No dia anterior eu pensei que não iria dar certo. Mas a proposta na turma 81 foi bem acolhida. Eles pensaram muito, ficaram bem concentrados. O mesmo aconteceu com a turma 80. Na verdade eles adoraram fazer isso.
Primeiro eu os lembrei da atividade da 6ª série, onde eles tinham que usar um critério para classificar diferentes botões. Na época eles usaram, número de furos, cor, material, tamanho e muitos outros.
Como entreguei a relação dos elementos com o número atômico, símbolo e nome. A grande maioria usou o critério ordem alfabética dos símbolos. Mas foram bem criativos na organização.
Depois vimos mais um filme da série do "Mundos Invisíveis" do Marcelo Gleiser no Fantástico.



7 comentários:

Unknown disse...

O blog está muito bem elaborado!
As aulas da profª Ana Laura são bem diferentes das outras aulas o que as torna prazerosa e incentivadora!!

PARABÉNS!!
OBRIGADA POR TUDO!!!

Malone rodrigues disse...

Eu estudo com a profª Ana Laura a 3 anos e eu sempre gostei dos trabalhos que ela faz com a gente, mas o desse ano está sendo muito legal!
Obrigado Ana Laura pela oportunidade de aprendizagem que você está nos dando com você aprendi muito des da minha 6ª série."Valeu"

Malone rodrigues disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rafael 100% seu amigo! disse...

Ta muito legal as nossas aulas sobre alquimista,do que tudo é feito? e outros mais.
Mudou muito as nossas aulas,foi pra melhor q mudou ta legal esse ano e tamos aprendendo com facilidade.Tamos gostando de aprender coisas novas fizemos nossa própria tabela periótica e ficou muito legal,todos se interesaram pela metéria e ta todo muito legal e acho q eu falo por todos,quando digo q esta legal as aulas.
Fui...

freitas disse...

Esse tema que a professora levou para nós fazer é um dos melhores pelo menos pra mim porque depois que ela explico o tema ela mando agente fazer uma tabela com os elementos quimicos só mudando a ordem gostei muito.

Nome: Josiel Freitas
Turma: 80

Profª DeniGeo disse...

Nas aulas de quimica aprendemos a tabela periódica com a professora Ana Laura e fizemos um trabalho para reorganiza-lá.
Estamos gostando muito das aulas dela e com certeza vamos aprender mais coisas.
Nomes: Patrick Xavier, Mauricio Castilhos.
Turma:80.

Profª DeniGeo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.