domingo, 11 de maio de 2008

Do que tudo é feito?



Iniciei no dia 22 de abril com a turma 81. Quando cheguei, a curiosidade foi muita, pois eu estava com uma sacola cheia de caixas pretas e eles fizeram muitas perguntas, mas decidi não falar nada.

Cabe colocar que nesse horário de aula eu preciso levá-los a merenda, no CAIC ela é separada do recreio. A aula inicia as 9h30 min, mas preciso levá-los para merendar por 15 minutos, não me agrada essa organização, mas vejo que para o andamento da escola é bom. Essa questão da merenda no início da aula faz com que os alunos voltem para a sala, dispersos sem vontade de estudar, afinal, mais 30 minutos já é o recreio.

Mesmo assim resolvi apostar no início da UA. Enquanto eles iam entrando na sala, escrevi na lousa bem grande: DO QUE TUDO É FEITO?

No início eles não percebiam nada, depois falavam: o que é isso professora? É para copiar? É matéria nova?...

Eu, quieta! Só esperando. Percebi que esse meu silêncio fez com eles percebessem que algo diferente ia acontecer, mesmo porque as caixas aguçavam muito a curiosidade.

Pouco a pouco começaram a me olhar com rostos de interrogação (acho que foi após uns 5 minutos), eu fiz a pergunta da lousa, muitos quiseram falar, mas junto com outro, eu pedi organização, assim alguns foram falando: matéria...peso...massa... Gostaria de ressaltar que por demorar em criar a UA, dei o conceito de matéria para eles.

Disse que não estava errado, mas perguntei: O ar é matéria então porque é diferente da cadeira que também é matéria?

Eles ficaram pensando, um bem sabido disse: tem a ver com as caixas pretas de presente que vamos ganhar?

Eu disse que sim, mas que eles não iriam ganhar, eram emprestadas e que era para uma atividade.

Expliquei a atividade, eles se separaram em grupos, alguns não queriam se agrupar eram duas duplas e um aluno, eu não interferi sempre acho que eles têm que resolver essa questão sozinhos. Distribuí as caixas para os grupos, sobrou só uma caixa e não daria para dividir em três, eles acabaram se juntando e foram bem depois.

No início eles queriam adivinhar o que tinha dentro, indaguei se era isso que queríamos aos poucos cada grupo foi pensando e chegando a boas conclusões, sobre o som conforme o movimento da caixa, sobre o que sentiam pelo tato, e várias outras. Eles escreveram sobre isso.

Um comentário:

Everton disse...

Eu achei que o blog esta bem interesante, e bem feito. As turmas estão bem envouvidas no trabalho da professora. O geito que ela mostrou o trabalho é bem interesante, ela ilustrou imagens, trabalhos e pesquisas como ninguem, e o melhor ela conseguil que nos trabalhasemos muito basendo-se no trabalho.
Nome:Everton Turma:81