Ainda no conteúdo ÓPTICA, pensei em trabalhar alguns experimentos. Iniciei por espelhos e lentes, possibilitando a discussão de alguns conceitos como luz, fontes de luz, reflexão, refração, dispersão e conceitos como translúcido, opaco e transparente. Percebi que esses tipos de fenômenos chamam a atenção dos alunos. Eles fizeram variadas perguntas, quase sempre relacionadas a curiosidades e os experimentos acabam respondendo na prática essas inquietações da produção do conhecimento. Gosto disso, fico satisfeita com minha função de professora nestes momentos. É bom sentir essa explosão de saber, fazer, sentir, aprender que a ao meu ver só acontece na sala de aula. Acaba assim reforçando o por quê eu gosto tanto de trabalhar na área da Educação. É prazerosa a sensação de aula de mão dupla, onde a movimentação é a de aprender e ensinar.
Nessa atividade retomei o que havia feito na atividade experimental anterior (eletrização) onde para registrar a aula dei a máquina fotográfica para alguns alunos. Inicialmente somente com a função do registro não tinha me dado conta do quanto isso é riquíssimo. Quando vi as fotos percebi o quanto é importante o olhar do aluno. Muitos querem fazer as fotos, outros não ligam, mas o importante é a perspectiva que ele tem em relação a aula que dá para perceber pelos registros fotográficos ou escritos, como o pedido após essas experimentações. Interessante também que a grande maioria não tem máquina fotográfica, eu mesma só adquiri uma digital no mês de Maio. Assim, os alunos também acabam conhecendo uma nova tecnologia que não está tão distante, afinal a maioria dos celulares deles tem câmera digital, sendo mais uma forma de conhecer o mundo tecnológico que os fascina e só conhecem por propagandas ou pela massificação das mídias na nossa sociedade liberal que se aclama como igualitária.
Foi interessante também ver os alunos que conhecem, têm e/ou utilizam máquinas digitais ensinando os que estão usando e não têm domínio do uso. Novamente vejo a função da educação no aprender com o outro que não é necessariamente a professora. Nesta fase do processo de ensino aprendizagem, uma das turmas fez um filme na máquina digital (eu por exemplo não tinha usado ainda este recurso), outra maneira de mostrar o olhar dos alunos.
Outra proposta nesta atividade foi em relação ao texto produzido após as experimentações, desta vez pedi para que eles relatassem os experimentos (lentes e espelhos) e colocassem suas compreensões, observações e entendimentos. Depois entreguei o livro "Construindo Consciências- 8ª série" organizado pelo Grupo APEC (Ação e Pesquisa em educação em Ciências, de Minas Gerais) da Editora Scipione, pedi que comparassem o relato feito por eles com os conceitos apresentados no texto do livro. Com essa comparação fizessem um novo relato indicando o que era coincidente com o que haviam escrito primeiramente, o que era novo e o que era conflitante. Muitos copiaram do livro, eu lia e pedia para refazer enfatizando a importância da construção de um novo texto. Os alunos manifestaram após esse exercício a importância de ler, reler, comparar, escrever e reescrever.
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário