terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A Evolução Cósmica

Para responder a pergunta do Everton que ao meu ver ficou incompleta na aula anterior, resolvi apresentar o Filme: "Evolução Cósmica do Começo ao Fim" distribuído pela editora Dueto junto com Scientific American Brasil e produzido pela York Films of England em 2007 com 60 min. Através de imagens e animações o filme teoriza sobre o passado e o presente através do Big Bang. Faz uma viagem pela Via Láctea e por buracos negros, e mostra pela concepção das leis físicas como tudo terminará um dia, com o fim do Universo.Mais informações em http://www2.uol.com.br/sciam/exploracaodoespaco/
A partir destes conceitos físicos sugeri a produção textual " Há vidas em outros planetas?"
Muitos relacionaram a produção de matéria pela Big Bang com outras estrelas e outras galáxias e a possibilidade de vida em outros planetas, outros alegaram que por questão religiosa não poderiam aceitar vida em outros planetas, alguns usaram argumentos que se existissem seres em outros planetas os astronautas "falariam".
Isso me mostrou o quanto para temas polêmicos o posicionamento de cada um depende dos valores, crenças e criticidade de cada aluno.
O diálogo após a entrega das produções textuais girou em torno da defesa dos argumentos usados. Percebi que os que alegavam questões religiosas não defendiam oralmente a sua tese e ficavam na defensiva somente afirmando que não havia e pronto.
Gostei muito dessa atividade, apesar de parecer que não está relacionado aos telefones celulares (nosso tema gerador) minha leitura é que quanto a posição em relação aos temas científicos é importante a polêmica para que os alunos pensem criticamente sobre as informações que recebem.

Nenhum comentário: