quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Consumo de Energia

Para finalizar as atividades de eletricidade, fizemos uma discussão sobre a relação da eletricidade e o modo de vida das pessoas. Dialogamos sobre elementos de um circuito elétrico simples; cuidados e riscos no uso da eletricidade; uso racional e desperdício de energia:medida do consumo de energia elétrica; choque elétrico: seus efeitos fisiológicos e ligados ao sistema nervoso e por fim como manipular, com segurança, aparelhos e circuitos elétricos.
Para essa atividade, pedi que os alunos pesquisassem previamente em manuais de aparelhos elétricos e trouxessem as contas de energia elétrica.
Poucos se motivaram com a proposta, mas mesmo assim os que não fizeram a tarefa envolveram com perguntas mais relacionado aos choques.
Com relação a "conta de luz" alguns me disseram que não têm, minha conclusão é que são as ligações clandestinas, os famosos "gatos". Problematizei essa questão e eles defendem que quem não têm dinheiro pode fazer o "gato", provoquei dizendo que assim as outras pessoas acabam pagando o consumo destes que não pagam, mas eles continuaram inflexíveis, dizem que quem pode tem que pagar por aquele que não pode pagar. Percebi que essa questão é polêmica e faz parte da cultura deles.
Muitas contas recebem o benefício de desconto da CEEE (Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica) chamada de tarifa social que é dada a famílias de baixa renda com a seguinte característica, residencial monofásica com média mensal de consumo (calculado com base nos últimos 12 meses) entre 0 e 80 kWh e que não apresente nesse periodo mais de um consumo superior a 120 kWh.

A proposta de desconto para o consumo residencial é a seguinte:

Redução
Consumo mensal até 30 kWh 65,60%
Consumo mensal de 81 A 100 kWh 40,00%
Consumo mensal superior a 160 KWh 0,00%
Consumo mensal de 31 a 80 kWh 40,05%
Consumo mensal de 101 A 160 kWh 10,00%

Aprendi muito nessa atividade, uma das aprendizagens é que eu pensava que a tarifa social era um valor fixo ao ver que cada conta para os mesmo valores de consumo tinha uma tarifa diferente, fui buscar a proposta de desconto para entender. Outra é relacionada a questão das ligações clandestinas, apesar da questão ética, os alunos admitem e caracterizam como uma "justiça social".

Nenhum comentário: