segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Desenhando o invisível



Esta atividade foi realizada em 10 e 11 de junho de 2008. Para desenhar o invisível, fizemos duas experimentações. Uma com bexigas e tubos de ensaio. Que quando colocado em água quente movimenta o ar dentro do tubo e eleva a bexiga.
Na segunda experiência com uma seringa de injeção com o bico tampado, comprimimos e expandimos o ar preso na seringa.
Após as duas experimentações, pedi que os alunos desenhassem o invisível. ou seja, que desenhassem um modelo para o que eles imaginavam que acontecia com as partículas do ar dentro dos recipientes usados.
Na turma 81 a primeira que fez a experiência, encheu pouco as bexigas,corrigi isso na turma 80 pesquisando em livros, assim aprendi que,usando tubos mais finos e água mais quente,o problema foi sanado.
0 que mais me fragilizou foram três alunos da turma 81 que não devolveram as bexigas ao final da aula. Fizeram brincadeiras que terminou com uma menina da sala recebendo pela janela da turma uma bexiga cheia de água. Conversei com os meninos uma semana depois, apesar que no primeiro instante fiquei bastante irritada. Dialoguei com eles mostrando o que acarretou a brincadeira a mim, aos colegas e a eles . Perguntei o que acrescentou a aprendizagem deles, eles não responderam ficaram pensando, o que eu não sei. Propus que eles parassem com as brincadeiras e até hoje 11 de agosto eles não mais fizeram algo parecido.
Outras aprendizagens foram construídas nesta atividade. Inicialmente tive uma pouco de preocupação, afinal iria pedir para desenhar o que eles não vêem, apesar de já ter feito isso em outra atividade. Depois pensei que ousar, até agora, sempre trouxe um aprendizado, seja para os alunos ou para mim.Apostei no exercício de criatividade e tive uma bela resposta dos alunos, que me ensinou a ver onde cada grupo de alunos está no aprendizado. Eles criaram modelos, através de cobrinhas, bolinhas, fluxo do ar com ranhuras ou nada desenharam por acreditar que não havia nada quando o tubo estava no frio ou a seringa destampada.

2 comentários:

Cleiva disse...

Parabéns Ana Laura!
Mais importante do que acreditar na necessidade de reorientar o processo educativo é fazer isso na prática.
É um privilégio ser tua amiga e estar acompanhando mais de perto teu trabalho. Um abraço!
Cumprimentos a também a teus alunos pois eles são co-autores e co-responsáveis por tudo isso!

Cleiva disse...

Parabens a Ana e seus alunos!